sexta-feira, 5 de maio de 2017

IFC apresenta instituição aos alunos do 9º ano

     Os alunos do 9º da Rede Municipal de Ensino de Rio Negrinho, participaram nesta terça-feira (25), de uma palestra promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus de São Bento do Sul. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve por objetivo, apresentar o Instituto aos alunos que em breve ingressam no Ensino Médio. A palestra foi coordenada pela diretora de Anos Finais, Jamia Pillati.
     O professor do IFC, Alessandro Iavorski, atualmente diretor de Desenvolvimento Educacional do Instituto, explicou que o campus de São Bento do Sul está oferecendo mais uma opção aos estudantes que estão prestes a entrar para o Ensino Médio. Existem três cursos para esta categoria: Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial; Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática; Técnico Integrado ao Ensino Médio em Segurança do Trabalho.
     O Instituto trabalha com quatro cursos técnicos: Logística; Técnico subsequente em Defesa Civil; Técnico subsequente em Logística; Técnico subsequente em Qualidade. E além disso, dois cursos de ensino superior: Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. As formas de ingresso ocorrem através de processo seletivo, sorteio público ou pela colocação do Enem.
     De acordo com Alessandro, para a levantar as demandas sociais de cursos foram realizadas Audiências Públicas com a comunidade local procurando prospectar a vocação mesorregional, em consonância com as linhas educacionais do IFC e, atento, as ofertas de ensino de outras instituições, para evitar o sombreamento.
     No planejamento educacional foram levantados os dois eixos tecnológicos de referência para a abertura dos novos cursos. “Este levantamento foi realizado com base no estudo técnico através de indicadores econômicos da região do Planalto Norte Catarinense, em que mostra a forte presença do setor industrial e de serviços”, destacou.
     Para conhecer o campus IFC de São Bento do Sul, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (47) 3626-7332, pelo e-mail: falecom@sbs.ifc.edu.br. Ou fazer uma visita ao Instituto, localizado dentro do Parque Científico e Tecnológico, na rua Paulo Chapiewski, bairro Centenário.

Depoimento de estudantes

     A aluna Maria Luisa Thomé, da Escola Quiliano Martins, já está decidida: irá fazer o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFC campus São Bento do Sul. “Eu já conhecia o IFC e sabia como eles trabalham. Então esta apresentação só me deu mais certeza para saber o que eu quero”.
     Ana Rita, estudante do 9º ano da Escola Ricardo Hoffmann, conta que já vem acompanhando o trabalho do IFC desde o ano passado, quando sua amiga foi estudar na Instituição. Ela já tomou a decisão e quer estudar o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Segurança do Trabalho. “Quando conheci, comecei a estudar provas e trabalhos que são aplicados lá
     Aluno do Quiliano Martins, Willian Veres, também demonstrou interesse pelo curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática e agora aguarda ansioso pela conclusão do 9º ano para poder ingressar no Instituto Federal Catarinense. “Gostei da apresentação. É uma oportunidade legal para se estudar em um ambiente específico da área”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário