segunda-feira, 5 de junho de 2017

Estudantes participam de palestra com Doutora em Ciências

     A convite da Secretaria Municipal de Educação, a rio-negrinhense Drielli Peyerl, doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, palestrou para estudantes do oitavo e nono ano da Rede Municipal de Ensino de Rio Negrinho. Cerca de 100 alunos participaram da palestra no auditório do Centro de Excelência, onde Drielli contou sobre suas experiências de pesquisas, estudos e do dia a dia para alcançar seus objetivos.
     O trabalho da rio-negrinhense é conhecido internacionalmente e resume-se em estudar, escrever e debater sobre o petróleo. “Estudando o petróleo é possível saber como as coisas aconteceram e como vão acontecer, politicamente ou economicamente”. Além disso, ela também estuda e escreve sobre dinossauros e meteoritos.
     Ex-aluna da Escola Estadual Manuel da Nóbrega, Drielli contou suas experiências vividas quando iniciou o doutorado, passando por diversos obstáculos, conhecendo vários países, sempre adquirindo conhecimento, pesquisando e estudando sobre petróleo. “Nunca imaginava que um dia eu sairia do Brasil, e o melhor de tudo isso é que a universidade pagava tudo. Então, isso me motivava muito para realizar os estudos e alcançar os objetivos”, contou.
     Desafios como a defesa do seu doutorado foi um dos mais difíceis que já enfrentou, mas que todo o esforço e estudo valeram à pena. Foi convidada a participar de alguns livros, escrevendo capítulos sobre petróleo e meteoritos. Depois, lançou seu próprio livro “História do Petróleo no Brasil”.
Drielli aproveitou a palestra em Rio Negrinho para deixar duas mensagens aos estudantes. A primeira é para que se dediquem aos estudos, nunca percam o foco e a determinação, pois vale à pena. E a segunda é para que cultivem suas amizades, pois as verdadeiras amizades serão para toda a vida. A Secretaria de Educação agradece Drielli pela palestra realizada aos alunos.
     Drielli Peyerl nasceu em Rio Negrinho, em 26 de abril de 1985. Graduou-se em História – Bacharelado (2007) e Geografia – Licenciatura (2012) ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Concluiu o mestrado em Geografia, em 2010, pela também Universidade Estadual de Ponta Grossa, tendo como tema de dissertação a trajetória intelectual do paleontólogo Frederico Waldemar Lange (1911-1988) e a História das Geociências.
     Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas em 2014, com o tema relacionado à História do Petróleo no Brasil (1864-1968), que originou o livro “História do Petróleo no Brasil”. Atuou como Professora visitante/Pesquisadora na Oklahoma State University, Estados Unidos, entre agosto de 2015 a julho de 2016 (Bolsista BEPE/FAPESP), lecionando na matéria de seu pós-doutorado no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (Bolsista FAPESP).
Sua pesquisa concentra-se nas áreas de História da Ciência e Tecnologia, História da Energia, Relações Internacionais (Brasil e Estados Unidos), História da América Latina e História das Geociências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário